sexta-feira, 9 de abril de 2010

Miffy

A eterna Miffy é uma personagem que nasceu em 1955 e está ligada à infância de muitos de nós... Apesar de não ser um livro recente é, sem dúvida um livro presente! A Miffy - uma coelhinha simpática - já tem mais de 20 títulos... sendo que a maior parte estão também traduzidos para português. O autor Dick Bruna é holandês e apesar de ter feito outros livros, foi sem dúvida com a Miffy que ficou conhecido!


Dotados de umas ilustrações simples, com páginas bem limpas, e com poucos estímulos, os livros da Miffy são indicados para a primeira infância! Assim como os seus títulos que abordam temáticas da vida quotidiana dos mais novos.

A um preço reduzido, estes livros encontram-se à venda nas habituais livrarias e até hipermercados. Eu ainda tenho os meus, dos anos 80, mas as recentes edições e reedições não lhes ficam muito atrás. Eu recomendo a Miffy a todos os pequenos leitores que começam a entrar neste Mundo do livro infantil!

4 comentários:

  1. a Miffy... passei muitas horas a ouvir as histórias da Miffy contadas pela Mafalda.

    Post maravilha ... viajei no tempo... e foi TÃO BOM!!!!!!

    obrigada!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Da mesma forma que a mãe joão, cá em casa também a Miffy foi muito apreciada. Na verdade, tem sido, pois ainda hoje os seus mini álbuns têm um lugar de destaque, só para eles, na estante do David. Muitas vezes ainda, gostamos de apanhar um e ler num minuto, sempre com a mesma meiguice que esta coelha nos suscita.

    Não sei se a Marta conhece a “Caixa Miffy-50 anos”, uma edição especial que inclui um belíssimo cenário pop up da festa de aniversário da Miffy e uma edição (da Asa) em grande formato d’ “A Festa de Anos de Miffy”, para além de 5 tabuleiros de jogos. É uma preciosidade!

    Na Holanda (Dick Bruna é holandês: “dutch” not “deutsch”) os aniversários da Miffy costumam ser comemorados em grande estilo, com festas familiares e organizadas em locais como as escolas, bibliotecas e até em restaurantes…
    O nome da Miffy em holandês é "Nijntje" e o seu autor, que creio ser já um nonagenário, publicou ainda em 2007 um outro: “Queen Miffy”. E nós acreditamos que sim, que ela é mesmo uma rainha…
    ;-)

    ResponderEliminar
  3. Olá, devo dizer que tem aqui um óptimo blogue sobre livros-infantis:-). E é neste seguimento que lhe queria endossar um convite:

    Eu, juntamente com o meu grupo do curso de Ed. Básica na Universidade de Aveiro, vamos daqui a nada implementar um projecto de ppromoção de leitura numa instituição. Se tiver curiosidade, dê lá um saltinho e acompanhe-nos. É bom ter pessoas com experiencia a deixar as suas opinioes. O endereço é:

    http://leituraaocentimetro.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Estes livros são efectivamente fantásticos e penso que fazem parte das minhas recordações mais antigas.
    Mas no meu tempo a Miffy não se chamava Miffy e era editada pela Verbo. O livro que ainda hoje tenho (está agora na Biblioteca do Tiago) é o "Parabéns, Coelhinho!".
    Penso que ao passar da Verbo para a ASA o Coelhinho passou a chamar-se Miffy.
    Alguém sabe porquê esta mudança de "personalidade"?

    ResponderEliminar