terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Os três ursos

Os três ursos, ou a Caracóis de Ouro, ou ainda a Cachinhos Dourados é uma história tradicional anónima, popularizada pelo poeta britânico Robert Southey, que em 1837 a publicou dando a conhecer o conto a aos leitores do seu país.

Na versão de Southey a indesejável intrusa era uma velha. Em 1849, Joseph Cundall publicou o seu Treasury of pleasure books for young children com uma nota onde explicava os motivos que o levaram a substituir a velha por uma menina mais simpática aos olhos dos pequenos leitores.

As versões desta história são infindáveis, é o que há de especial nos contos tradicionais: de cada boca uma história diferente que encanta sempre!


Finalmente (na minha opinião) chega-nos uma boa versão, com cativantes ilustrações, desta história conhecida de todos. Vem pelas mãos da OQO com texto de Marisa Núñez, baseado no conto tradicional e ilustrações de Minako Chiba. A não perder!!!

3 comentários:

  1. Livro da OQO já sabemos que podemos contar com um bom livro. Com ilustrações boas e diferentes.
    Achei giro saber a origem desta história, realmente lembro-me de me ser contada em pequena mas não consigo recordar exactamente qual a versão.
    É uma história muito gira.
    Obrigada pela sugestão, vou procurar para lhe dar uma olhadela.

    ResponderEliminar
  2. Um dos livros do momento lá em casa! Ainda ontem relemos esta história!

    E claro que me lembro da minha mãe ma contar quando era pequenina, mas sempre com a versão da menina!

    Joana (Mãe do Duarte)

    ResponderEliminar
  3. É sem dúvida uma história boa de infância... Eu também não conhecia a versão da velha! ;-)

    ResponderEliminar