terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Se eu fosse...


"Se eu fosse muito... convida o leitor a entrar num mundo de fantasia, onde as situações hilariantes apresentadas potenciam o estímulo para a sua própria imaginação. Do ponto de vista literário, o autor apresenta-nos um texto poético onde cada frase parte de uma hipótese, levando-a até aos limites da realidade, levando o pequeno leitor a concluir que a imaginação é tão ilimitada como o sonho..." in Gailivro

De facto estas histórias são uma mais valia para dar asas à imaginação... E se eu fosse muito alto, pequenino, magrinho ou forte leva-nos para um mundo cheio de fantasias, onde todos podem imaginar ser o que desejam e fazer o que querem...

Os textos são do António Mota e as ilustrações do Rui Castro. Deliciem-se com estas aventuras e deixem-se levar pelo imaginário...

5 comentários:

  1. Estas histórias devem ter agradado pois hoje quando perguntei ao David o que estava a desenhar, ele respondeu – é uma parte da história SE EU FOSSE MAIS FORTE, que a Marta contou. Estou a desenhar o menino a abrir a porta do carro…
    Ambos os exercícios, isto é, colocar a hipótese de “se eu fosse… o que faria…” e desenhar alguns aspectos da história; devem ser entusiasmantes para qualquer criança e, para nós, podem mesmo oferecer-nos significados sobre as suas visões do mundo, dos seus medos ou fantasias.
    Ainda em torno das canetas e folhas, o meu meninote ofereceu-me ao jantar um desenho super colorido que, segundo ele, tratava de um conjunto de “prédios com escadas de incêncio para os bombeiros poderem subir se as casas tiverem fogo e se os vizinhos têm uma emergência.” Ora, digam-me lá se não vos faz lembrar qualquer coisa? ;-)
    É também curioso pois lembro-me de ver nas livrarias há um tempo atrás uma versão com animais destas mesmas histórias que, se a memória não me falha, designava-se da forma inversa - “Se eu não fosse tão pequenino…”, diria uma formiga. Irei no encalço.
    Enfim, obrigada Marta por incentivar os nossos menin@s a fazerem-se perguntas tão dignas de interesse.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. As capas dos livros são fantásticas.
    Os temas parecem-me muito giros. É um exercício bom pensarmos como seria a vida se fossemos diferentes do que somos. Então para meninos destas idades é muito giro.
    Mais uma colecção para a lista.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Estou a adorar as sugestões. Só gostava mesmo que a Marta fosse dizendo quais as idades para que os livros são mais adequados. Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Leonor vou estar mais atenta a esses pormenores. Quando são livros para mais pequeninos costumo pôr "creche" nas etiquetas. Os restantes livros são a partir dos 2 anos e meio 3, mas depende também do tempo que a criança já tem de concentração. Há livros que alguns meninos de três anos ainda não são capazes de ouvir até ao fim, ao passo que os de 2 já o fazem lindamente e vice-versa. Depende muito da criança. Ainda assim, vou acrescentar essa referência. Obrigada

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Esta colecção é simplesmente fantástica! Obrigada Marta por adquirires sempre bons livros e partilhares com todos nós... a blogosfera agradece.... a nossa biblioteca escolar rejubila... e eu babada de orgulho utilizo, reutilizo... enfim ... OBRIGADA!!! A Sala da Vera e todos as crianças da Diese ganham muito mesmo muito com estas páginas excelentes... palavras grandiciosas... ilustrações fantásticas e sempre um bom trabalho pela frente!

    ResponderEliminar