quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
Um bicho estranho
Sem dúvida, a minha história preferida do momento!!! Dá para os mais pequenos (tem a particularidade de ser cartonado) mas também dá para os mais crescidos...Um bicho estranho é uma história deliciosa com umas ilustrações cativantes!
As imagens nem de perto deixam transparecer a magia do livro... um livro especial que não tem fim!
Quem nos traz este bicho estranho é a Kalandraka, que no seu site diz assim:
Olha que ao olhar, olhando, encontrei um bicho estranho. Quase parecia um ovo: gordo em cima, em baixo magro. Tinha no alto os dois pés, entre eles, um longo rabo.....

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Sugestões de Natal
Para quem ainda não sabe bem o que oferecer este Natal, sugiro um livro! Os livros são sempre bons presentes... e este ano temos a sorte de já existir em Portugal uma editora que publica bons livros a preços baixos! Incrível, não é? Pois é, lá por fora é recorrente os livros de capa "mole" serem mais em conta, para que todos tenham acesso a boas leituras, mas por cá é uma inovação. A Caminho já lançou mais de 10 livros, da colecção Borboletas, que estão nas prateleiras das livrarias de Lisboa à espera de um lugarzinho numa estante aí por casa. Eles são (quase) todos fantásticos. Aqui deixo algumas sugestões, se bem que no site poderão vê-los todos.
domingo, 22 de novembro de 2009
Um elefante diferente
Um elefante diferente (que espantava toda a gente) é a primeira obra infantil da autora Manuela Castro Neves, professora do 1º Ciclo. Durante cerca de 44 anos,trabalhou no ensino, a grande maioria dos quais em escolas públicas. Participou em diversos projectos pedagógicos centrados nas problemáticas da relação escola/meios populares, multiculturalidade e promoção do sucesso escolar em zonas de intervenção prioritária. Tem desenvolvido muito trabalho de formação de profissores É autora de diversas publicações na área da Língua Portuguesa. É membro do Movimento da Escola Moderna.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Onde vivem os monstros
Já saiu em português! Aclamado por muitos, premiado e distinguido já várias vezes, o original data de 1963. É já um clássico e este ano foi adaptado ao cinema. Uma história sobre a infindável imaginação de uma criança para quem os monstros são companheiros... ou talvez não! Uma história sobre medos e emoções pelos quais todas as crianças passam! O autor Maurice Sendak notabilizou-se pela capacidade de dar corpo e forma aos recantos mais escuros do imaginário infantil. A maior parte das suas histórias acontecem à noite, como esta - a única publicada em português pela editora Kalandraka.
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Chocolata
A protagonista desta história é a Chocolata, uma hipopótomo fêmea, bem vaidosa que sai do seu habitat natural para passear na agitada cidade. A história cativa pela ilustração de inspiração africana e pela narrativa humorística! Afinal uma hipopótamo de ténis que apagam e acendem, e que come num restaurante vegetariano, é só por si hilariante. "Um relato sobre as ilusões, os desejos, a amizade, a importância da experiência e o valor daquilo que temos muito perto. Um álbum em que o texto e a ilustração se completam de tal forma que uma leitura sem imagens nos evocaria uma história diferente." in OQO
O livro é da OQO - o texto de Marisa Núñez e as ilustrações de Helga Bansch.
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
No es una caja
Eu tenho-o assim, com este título e esta aparência! Comprei-o na Feira dos Livros de Lisboa no stand da Kalandraka. Ainda não existe em português, mas em inglês até temos o vídeo, desta feita com o título "It's not a box!" - uma delícia! O meu é da editora Faktoria K de Libros que tem livros fantásticos (Só é pena não os mandarem para Portugal) e a autora é Antoinette Portis. Saber mais aqui. A autora decidiu neste livro recriar uma experiência da sua infância, quando brincava com a sua irmã e caixas de cartão. Uma caixa é justamente uma caixa... a menos que não seja uma caixa. Desde uma montanha até um foguetão, o coelho desta história demonstra aos leitores que uma caixa poder ser tudo aquilo que a imaginação deixar! A não perder, se não em livro, pelo menos em vídeo - o que nunca é a mesma coisa.
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Bernardo faz birra
Esta semana trago um livro que já li e reli milhares de vezes, já ofereci e já o trabalhei outras quantas: Bernardo faz birra é um livro que conta uma história sobre uma situação do quotidiano infantil - a birra. Através dela e das suas fantásticas ilustrações conseguimos desmistificar as situações de birra que muitas vezes atingem (tal como acontece na história) extremos extraordinários sem mesmo percebermos porquê."Comparada com a fúria dos elementos naturais, a birra atinge extremos devastadores, capazes de originarem um caos terrível." Um livro para pais e filhos lerem juntos e debaterem através do diálogo o porquê de algumas birras.
O autor desta obra é Hiawyn Oram e as ilustrações são de Satoshi Kitamura. Quem nos presenteia com este álbum é a editora Caminho.
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Frederico
Hoje trago um livro para mais crescidos (a partir dos 3 anos) e 4 para mais pequeninos (a partir de 1 ano). O autor é o mesmo: Leo Leoni e a editora a Kalandraka.Frederico é outro dos meus livros preferidos (a lista é grande, confesso) e chegou até mim pela mão da Teresinha. Na Kalandraka diz assim:
"– E tu, porque não trabalhas, Frederico?
– perguntavam os outros.
– Eu estou a trabalhar – dizia Frederico.
– Apanho raios de sol para os dias frios e escuros de inverno.
Uma família de ratos recolhe provisões e todos trabalham, excepto Frederico, que aparentemente não faz nada. Mas ele também aprovisiona: raios de sol, cores, palavras... Quando chega o inverno, comprova-se que o seu labor poético foi imprescindível para os ratos suportarem melhor a crueza da estação. Assim, nesta história, Frederico é aceite tal como é.."

...mais palavras para quê? Basta ler e deliciarem-se com este conto poético!!!
Leo Leoni traz-nos novamente o Frederico em quatro simples livros cartonados. Quatro livros de imagem, sem texto para crianças a partir de 1 ano: os temas simples "O que é?, "Quem é?", "Quando?" e "Onde?" suscitam grande interesse quando as ilustrações revelam tanto em tão pouco.
Os bebés adoram descobrir onde se esconde o Frederico, ou que amigos encontra ele pelo caminho. A nossa imaginação também enriquece bastante estes pequenos livros que já fazem parte da nossa biblioteca. Para mim Leo Leoni ganha tudo quando nos contempla com ilustrações assim:

domingo, 13 de setembro de 2009
Selma
O livro está traduzido em mais de dez línguas e ultrapassou os quatrocentos mil exemplares vendidos em todo o mundo, provando assim que a mensagem de Selma é universal e importantíssima.
Selma dá o exemplo a pequenos e adultos, mostrando que se o tempo é curto o melhor a fazer é desfrutá-lo plenamente.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Helen Oxenbury
De uma simplicidade extrema e de uma doçura enorme estes livros fazem as delícias dos mais novos (e dos crescidos - devo confessar). As ilustrações muito limpas e simples fazem com que qualquer bebé se identifique e reveja a cada página. 
Em inglês: "... and both of these babies, as everyone knows, had ten little fingers and ten little toes..." e para que a rima não se perca traduzi assim: "e como todos sabem, estes dois bebés, tinham 10 dedos nas mãos e 10 dedos nos pés..." Afinal a musicalidade do texto cativa de outra forma as crianças.
terça-feira, 25 de agosto de 2009
A onda
Regressadinha de férias fui logo à livraria mais próxima pôr a escrita (que é como quem diz as compras) em dia... E não é que as nossas prateleiras estão carregadinhas de novidades. Hoje recomendo a "Onda"! Porque estamos no Verão e a "onda" é de calor... Um livro da autora Suzy Lee, que chega até nós pela Gatafunho.De uma simplicidade extrema Suzy Lee criou este belíssimo livro em que as imagens puxam pelas palavras e o texto vai surgindo espontaneamente no leitor. Um livro já muito premiado lá fora pelas suas fantásticas ilustrações.

"Na história, uma menina encontra o mar (talvez pela primeira vez ou talvez não). O que esta experiência guarda de tão especial? Para a autora, a sul-coreana Suzy Lee, a descoberta do «prazer universal» de se divertir à beira-mar suscita uma série de sensações, recriadas em imagens. Suzy Lee trabalha delicadamente um azul intenso, capaz de dar fluência à leitura deste livro sem palavras em que até mesmo a divisão das páginas serve de recurso para conduzir a narrativa." in Gatafunho

quinta-feira, 30 de julho de 2009
O livro infantil e a matemática
Muitos já devem saber que uma das muitas formas de se trabalhar a Matemática em sala é através de alguns livros infantis. Não querendo, de forma alguma, escolarizar livros que são, só por si ,uma delícia de se ler, acho que de vez em quando é bom aproveitar o que nas entrelinhas os livros nos dão. Neste caso, oportunidades de trabalhar a Matemática, mais especificamente a noção de número, de padrão, de crescimento. Pois é, numa só história, tantos conceitos tão importantes. O livro de hoje é da Kalandraka, do autor Michael Grejniec e chama-se "A que sabe a lua?". Um livro que marca pelas simples, mas brilhantes ilustrações e que prima pela simplicidade do texto. "A que sabe a lua" cativa, não só os leitores mais pequenos, como os mais crescidos. Uma história a não perder!
Na Kalandraka o resumo apresenta-se assim: " Há muito tempo que os animais desejavam averiguar a que sabia a Lua. Seria doce ou salgada? Só queriam provar um bocadinho. À noite, olhavam ansiosos para o céu. Esticavam-se e tentavam agarrá-la... Quem não sonhou alguma vez dar uma trincadela na Lua? Este foi precisamente o desejo dos animais deste conto. Só queriam provar um pedacinho mas, por mais que se esticassem, não eram capazes de lhe tocar. Então, a tartaruga teve uma ideia genial: “Talvez entre todos consigamos alcançá-la”."
segunda-feira, 13 de julho de 2009
A charada da bicharada
terça-feira, 7 de julho de 2009
Olivia
Primeiro fechada:
quarta-feira, 1 de julho de 2009
A aranha e eu
"Um belo dia, de repente, uma aranha gorda e feia, saltou do céu e veio aterrar no meu corpo.

Um álbum de grande beleza artística e literária, ideal para todos os públicos, desde os primeiros leitores até aos adultos, pela delicadeza com que as palavras percorrem a geografia do corpo humano na figura de uma menina, comparando cada parte com um fruto, através do seu formato, tamanho e textura."

terça-feira, 23 de junho de 2009
Tomás

domingo, 31 de maio de 2009
Aquiles o pontinho

Na Kalandraka pudemos encontrá-lo assim:
"Ao princípio, no meio de uma folha branca sem desenhos nem marcas, havia um pontinho.
Era claro, quase transparente.
O sol atravessava-o como um espelho de água.
Pouco a pouco, o ponto foi ganhando cor...
Um dos temas que mais curiosidade suscita aos leitores é a origem das coisas. A eterna pergunta do porquê está na boca de todas as crianças, acompanha-as desde a infância até à idade adulta. Aquiles representa na perfeição esse papel inquieto, que o leva a transformar-se continuamente: faz crescer os seus próprios olhos, boca, nariz, orelhas, braços e pernas; tudo com o fim de ir mais além, de experimentar novas vivências, de crescer como ser vivo..."
Esta obra é do autor Guia Risari que escreveu o texto, mas só com as ilustrações de Marc Taeger é que se consegue algo tão completo e bonito. Não percam!
domingo, 17 de maio de 2009
O Ponto
Confrontada tantas vezes com este tipo de mensagem "Não sei, não consigo, não sou capaz", só espero transmitir aos meus alunos a confiança que esta professora transmitiu... Para saberem um bocadinho mais sobre o livro visitem o site da Bruaá, mas o melhor mesmo é comprar o livro, que é lindo!
terça-feira, 12 de maio de 2009
A minha passagem pela Feira do Livro...
Alguns aconselhados pela Dora Batalim (com quem estou a ter uma fantástica "formação"), outros (muitos) em língua estrangeira e ainda algumas novidades em português!
O meu conselho: vão lá depressa, que o tempo passa a correr e a feira está quase a chegar ao fim...
Eu, vou tentar não ir lá outra vez, mas acho que não vai ser possível!!!
segunda-feira, 4 de maio de 2009
Sugestões Dia da Mãe



.jpg)
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Feira do Livro

Até 17 Maio entre as 12h30 e as 20h30 - de segunda a quinta. Às sextas e vésperas de feriados o horário é mais alargado - até às 23h00. Aos sábados abre às 11h00 e só encerra às 23h00 e aos domingos e feriados podemos visitar a feira das 11h00 às 22h00.
Este ano o País convidado é o Brasil. Para saberem mais cliquem aqui.
E a última revelação...

A história, um pouco sem sentido, leva-nos no seu movimento constante, num mundo ilustrado que acompanha a narrativa, até a um final surpreendente e até mesmo assustadiço!!!
A minha experiência com este livro em sala, é deveras hilariante. Já contada e recontada tantas vezes, provoca sempre (ainda que me espante) surpresa entre os ouvintes.
Sem dúvida um livro a não perder. Quem nos traz esta obra é "Livros Horizonte" pelas palavras de Clara Cunha e imagem de Paulo Galindro - este ano distinguido com uma menção honrosa pelas suas brilhantes ilustrações!
quarta-feira, 29 de abril de 2009
Menções honrosas


terça-feira, 28 de abril de 2009
Prémio Nacional de Ilustração
Ainda esta semana revelarei as duas menções honrosas. Outros dois excelentes livros!
P.S. - Obrigada à Dora pela partilha.
quinta-feira, 23 de abril de 2009
terça-feira, 21 de abril de 2009
Principezinho

Para ver mais livros desta colecção clique aqui.
sexta-feira, 17 de abril de 2009
Corre corre Cabacinha
Local: Beringel
Concelho: Beja






