quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Pintores

Chegou a hora do banho. A Mãe da Chin e do Jun chama-os carinhosamente, mas as crianças sentem que ainda não estão prontas para entrar na água. Então Jun encontra uma caixa de tintas e propõe à sua irmã um jogo divertido!

Obrigada à Vera por me dar a conhecer esta preciosidade e à Manela por me ter conseguido trazê-lo!!! ;-)
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Grande coisa

Eu já tinha em inglês: "Whatever"... mas o "Grande Coisa" em português vai fazer felizes muitas outras crianças.



Grande Coisa é uma história simples, mas a verdade é que nunca é a história que conta, mas sim o modo como a história é contada, e fico feliz por dizer-vos que Bee, um ilustrador britânico, se porta bem nas duas frentes: texto e ilustração. (...) À medida que o pai vai mostrando ao Billy coisas cada vez mais estranhas, “Grande Coisa” começa a parecer-se menos com um sarcástico “deita abaixo” e mais com um mantra calmante, uma terapia para os excessos da parentalidade desesperada.
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Artur

Hoje trago o "Artur", um livro cartonado, com uma ilustração deliciosa e uma história bem simples adequada aos diferentes públicos jovens.



terça-feira, 13 de setembro de 2011
Le Petit Chaperon Chinois
Uma história que se recorta o olhar pelas sombras chinesas que ganham volume e conferem uma dimensão mágica e evocadora dos nossos medos.
O ambiente contrastante quente e sombrio do cenário em que a história se move e cresce remonta para um dicotomia de cores (preto e vermelho), que promovem uma expressão crua das emoções mais intrincadas do nosso ser, soltando fantasmas, atiçando medos e descobrindo recantos da nossa própria infância nos olhares de quem se vislumbra como outrora nos vislumbrávamos. A sombra negra e opaca do lobo, que parece gritar e devorar-nos num só gesto,e a serenidade sábia, de um conhecimento que a idade validade, da avozinha elevam-nos para uma dimensão difícil de limitar e conter.
Um livro ideal para uma festa de pijama em família, seja à luz da vela ou debaixo dos lençóis iluminados por uma pequena lanterna deixe-se encantar e enternecer.
sexta-feira, 26 de agosto de 2011
Onde está o Bolinha?



quarta-feira, 10 de agosto de 2011
Eu espero…

As ilustrações assumem a simplicidade e pureza de uma história que se foca na riqueza da mensagem, nas páginas brancas ganham forma a traço fino figuras, personagens e símbolos que procuram demonstrar uma fragilidade e vulnerabilidade mais intensa que a espessura do fio da vida.
Eu espero é uma “obra-prima” da literatura infantil que se quer interiorizada acima de tudo pelos adultos que desde cedo revelam a impaciência e frustração impor-se à perseverança e à espera.
Um livro de Davide Cali e Serge Bloch que nos chega pela Bruaá e que podem ver aqui.

Resta dizer: Eu espero…mais livros como este!
segunda-feira, 4 de julho de 2011
Chegou o Verão...




quarta-feira, 8 de junho de 2011
Já tenho este....

sexta-feira, 6 de maio de 2011
ZOO

As ilustrações desta autora são simples, cativantes e maravilhosas. Habitualmente os seus livros têm apenas isso... ilustração. Desta vez com texto.
terça-feira, 3 de maio de 2011
segunda-feira, 11 de abril de 2011
Isto é...
O autor é o ilustrador checo Miroslav Sasek (1916-1980), que editou vários livros sobre cidades e países durante os anos 1960. Nesta edição portuguesa foram feitas actualizações - referidas no final de cada livro - já que as cidades mudaram muito em meio século. Da civilização, uma colecção de livros a não perder!
segunda-feira, 4 de abril de 2011
sábado, 2 de abril de 2011
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Cordão humano de leitura

Metro a metro….
…Faz-se um cordão humano
Traga um livro, convide um amigo e faça parte da história.
2 de Abril | 15h
Ponto de encontro: Largo do Chiado, junto à entrada do Metro Baixa/Chiado
No dia 2 de Abril a leitura será comemorada no Chiado. Ao longo do dia haverá uma feira do livro; música, animação de rua, contos, cabeçudos, etc.
O auge das comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil prende-se com a constituição de um cordão humano de leitura, o primeiro a realizar-se em Portugal, e que tem por objectivo demonstrar a importância do livro e da leitura para a população portuguesa, uma vez que, certamente, se juntarão ao cordão aqueles que detêm hábitos de leitura.
No período de formação do cordão, as pessoas podem trocar livros, ler em voz alta, enfim, declarar-se leitor.
O cordão humano tem início previsto às 15h00, no Largo do Chiado, passando pela Rua Garret, Rua do Carmo, Rua 1º de Dezembro, com término às 16h00, frente à Estação do Rossio.
Esta iniciativa conta, ainda, com a participação de 50 percussionistas, do grupo Paradidle, a participação da magazine Magnética, através da iniciativa “Manifesto” e a Catalunyapresenta.
Programa completo_2 Abril
11h00 às 18h00
[Largo Camões]
Feira do Livro Infantil _ Livraria Bertrand
11h00
[Largo Camões]
Chapéus Narradores
Pelo grupo de contadores “Estórias de se tirar do chapéu”/ Pedro Lopes e Sílvia Romero
Dois ou mais contadores, cada um com a sua história e forma particular de ver o mundo, e uma dezena de chapéus todos diferentes, e (re)vestidos a rigor, servem de ponto de partida para que as histórias surjam.
15h00 às 16h00
[Largo do Chiado (junto à entrada do Metro Baixa-Chiado)]
Cordão Humano de Leitura + Info
Traga um livro, convide um amigo e faça parte do 1º cordão humano de leitura. Do Largo do Chiado à estação do Rossio.
• Manifesto poético
Do Largo do Chiado à estação do Rossio a poesia urbana tem lugar. Coladas nas calçadas, no asfalto e nos lancis são visíveis várias frases, resultando do concurso de poesia urbana lançado pela Magazine Magnética.
• Grupo de precursão Paradiddle
O grupo Paradidle, constituído por 51 crianças da EB 2,3 Fernando Pessoa, apresenta peças de percussão com bombos, timbalões e caixas.
• Cabeçudos
Pequena animação de rua composta por dois cabeçudos que dançarão ao som de um grupo de percussão acompanhando o cordão de humano de leitura.
• Animação de rua (malabares, cuspidores de fogo, etc.)
El Posador
16h30
[Largo Camões]
El Polsador (O Botão), o principal espectáculo de rua do Laboratori Teatral Patates amb Suc, um grupo catalão de teatro activo. Eles são o público, as pessoas que passam pela rua são os espectadores.
quinta-feira, 10 de março de 2011
Um livro para mim

Os bolsos da Marta
"Aqui bem perto vive a Marta. O casaco dela tem bolsos à farta. Tem um bolso para ratinhos e um bolso para queijo, e outro ainda com lencinhos..."
"A Marta tem bolsos à farta. O que guardará lá dentro? Um conto rimado, a transbordar de colorido, sobre uma divertida personagem que armazena no seu casaco os mais impensáveis objectos. Sempre rodeada de crianças, de distintas raças eidades, a Marta é a grande amiga que todos gostariam de ter, uma vez que tem recursos para tudo e todos; não deixando de ser, ao mesmo tempo, espirituosa, disparatada e extravagante. Qualquer objecto pode tornar-se útil nas suas mãos, por isso, como que por magia, de todos os recantos do seu casaco saem gelados, buzinas ou guarda-chuvas. Um livro para estimular a imaginação, com a espontaneidade que caracteriza o estilo do sempre genial Quentin Blake."
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
Bons livros para a Creche...
A autora, já nossa conhecida, é Liesbet Slegers e as suas ilustrações em livros para bebés e crianças mais pequenas são deliciosas. Os temas são adequados a este grupo etário: tanto do quotidiano do bebé como com assuntos do seu interesse - animais, como é o caso destes dois que nos chegam da Minutos de Leitura.



quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Outra vez ela... a Suzi Lee


