Metro a metro….
…Faz-se um cordão humano
Traga um livro, convide um amigo e faça parte da história.
2 de Abril | 15h
Ponto de encontro: Largo do Chiado, junto à entrada do Metro Baixa/Chiado
No dia 2 de Abril a leitura será comemorada no Chiado. Ao longo do dia haverá uma feira do livro; música, animação de rua, contos, cabeçudos, etc.
O auge das comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil prende-se com a constituição de um cordão humano de leitura, o primeiro a realizar-se em Portugal, e que tem por objectivo demonstrar a importância do livro e da leitura para a população portuguesa, uma vez que, certamente, se juntarão ao cordão aqueles que detêm hábitos de leitura.
No período de formação do cordão, as pessoas podem trocar livros, ler em voz alta, enfim, declarar-se leitor.
O cordão humano tem início previsto às 15h00, no Largo do Chiado, passando pela Rua Garret, Rua do Carmo, Rua 1º de Dezembro, com término às 16h00, frente à Estação do Rossio.
Esta iniciativa conta, ainda, com a participação de 50 percussionistas, do grupo Paradidle, a participação da magazine Magnética, através da iniciativa “Manifesto” e a Catalunyapresenta.
Programa completo_2 Abril
11h00 às 18h00
[Largo Camões]
Feira do Livro Infantil _ Livraria Bertrand
11h00
[Largo Camões]
Chapéus Narradores
Pelo grupo de contadores “Estórias de se tirar do chapéu”/ Pedro Lopes e Sílvia Romero
Dois ou mais contadores, cada um com a sua história e forma particular de ver o mundo, e uma dezena de chapéus todos diferentes, e (re)vestidos a rigor, servem de ponto de partida para que as histórias surjam.
15h00 às 16h00
[Largo do Chiado (junto à entrada do Metro Baixa-Chiado)]
Cordão Humano de Leitura + Info
Traga um livro, convide um amigo e faça parte do 1º cordão humano de leitura. Do Largo do Chiado à estação do Rossio.
• Manifesto poético
Do Largo do Chiado à estação do Rossio a poesia urbana tem lugar. Coladas nas calçadas, no asfalto e nos lancis são visíveis várias frases, resultando do concurso de poesia urbana lançado pela Magazine Magnética.
• Grupo de precursão Paradiddle
O grupo Paradidle, constituído por 51 crianças da EB 2,3 Fernando Pessoa, apresenta peças de percussão com bombos, timbalões e caixas.
• Cabeçudos
Pequena animação de rua composta por dois cabeçudos que dançarão ao som de um grupo de percussão acompanhando o cordão de humano de leitura.
• Animação de rua (malabares, cuspidores de fogo, etc.)
El Posador
16h30
[Largo Camões]
El Polsador (O Botão), o principal espectáculo de rua do Laboratori Teatral Patates amb Suc, um grupo catalão de teatro activo. Eles são o público, as pessoas que passam pela rua são os espectadores.
Uma excelente iniciativa.
ResponderEliminarInfelizmente só hoje vim visitar o blog, teria sido uma excelente forma de festejar o dia internacional do livro infantil.
Todas as iniciativas que promovem a leitura entre os mais pequenos são de louvar.
Bjs
Xana