quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O livro do Pedro

Hoje ao visitar a nossa biblioteca, encontrei este:


...e não, não poderia deixar de o colocar aqui!

Um livro que conta a história de uma menina a Maria, agora mulher que grávida do seu segundo bebé, conta à sua filha, pela 73º vez a história da sua infância. Uma história simples, de uma criança feliz...
O que torna esta história tão especial é o facto de Maria ter dois pais: O Pedro e o Paulo.


O livro do Pedro foi escrito por Manuela Bacelar (nossa conhecida de obras como os "Ovos Misteriosos" e "Sebastião"). A autora é ainda responsável pelas inspiradoras ilustrações.

Este livro é das Edições Afrontamento e costuma estar à venda nas várias livrarias que por aí existem! O livro tem um blogue, de onde retirei alguma informação aqui descrita. Espreitem e se puderem adquiram este livro fantástico!


8 comentários:

  1. Tanta polémica... e afinal, tanta simplicidade!!!

    ResponderEliminar
  2. Sei apenas que o que é moral, é o que faz depois, você se sentir bem e o que é imoral é o que faz você se sentir mal. (Ernest Hemingway)

    Assim, se amar o próximo nos faz sentir bem … então é moral!
    Se partilhar o nosso amor com alguém, nos faz sentir bem … então é moral!
    Imoral … é sermos infelizes e não termos a capacidade de aceitar as diferenças.
    Temos tanto medo de assumir aquilo em que acreditamos que temos de impor essa mesma crença aos outros.

    Marta, a minha salva de palmas por esta sugestão!
    A Rafa terá em breve, um exemplar deste livro na sua biblioteca.

    Jocas

    ResponderEliminar
  3. Já fui olhar para o blog do livro e fiquei ainda com mais vontade de ler o livro.
    Vou procurá-lo nas livrarias, parece-me que deve ser delicioso de ler e parece-me obrigatório numa biblioteca.
    Obrigada pela sugestão.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Eu já li o livro algures numa livraria e também gostei muito, as ilustrações inspiram ternura. De facto é uma história muito simples mas que, a julgar pela polémica recente, será para mentes poderosas!!
    O tema da homosexualidade não é comum, tanto que eu saiba, na literatura ilustrada e infantil. Outros temas-tabu, como a morte, a doença e, sim, a sexualidade hetero, são mais facilmente achados. Na verdade, não me tinha lembrado ainda de suscitar o assunto junto do Didi e através de um livro como este. Agora, depois desta sugestão, penso em fazê-lo - ainda há bem pouco tempo o ouvia falar não só da namorada mas também do namorado (os melhores amigos) - as crianças são mesmo fantásticas! o mundo, para elas, nunca parece ser a preto e branco...
    E viva o arco-irís ;-)

    ResponderEliminar
  5. Queridas Petra, Xana e Sofia ... tinha a certeza que aqui viriam quando vissem esta obra de arte moral que a nossa Matita nos ofereceu!!! Vocês foram as minhas apostas mentais!!! Parabéns pelos comentários também!!!

    Agora o cerne da questão... o livro, capa, texto e ilustração são bebíbeis e bastante apeteciveis... a moral essa fez-me reflectir... discutir... ler... reler e voltar a reflectir..... CALMA...
    Como já sabem tenho um Simão de 9 anos, o meu sobrinho filho... e claro mostrei-lhe o post da Marta, prometi-lhe que comprava um exemplar também para ele... bláblá... e não é que no meu preconceito ingénuo e ignorância silenciosa ... o meu Simão me diz...

    - Conheço muito bem esta história Titi... li em voz alta há 3 semanas na minha sala!!!... gostei muito e deu uma lição ao M. e ao A. da minha sala eles gozam muito com isso... eu não percebo porquê!!!

    -Eu também não Simão... juro que não...

    É claro que fui imediatamente aos manuais, aos programas e nada... talvez bom senso!!!

    IUPIIIIIIII pensei eu... O Simão é aluno do 4º ano e eu muitas vezes fico triste por ele não ter o que os meninos da nossa ESCOLA têm... E está explicado ... afinal às vezes temos surpresas boas!!! Que bom!!! Obrigada Marta pois se não pusesses o PEDRO aqui eu não teria dado o meu IUUPIII da semana e partilhado convosco!!!

    BEIJO DOCE!!!

    P.S- valeu a pena esperar por este comentário... pois andei a semana toda para o fazer e hoje em família o comentário foi outro!!!

    ResponderEliminar
  6. São eles, as crianças, que nos vão ensinar a amar sem preconceito!!! Muito bom Verita! Obrigada! Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Que bom ter/ler te aqui, meu querido amigo!!!

    Beijo grande com saudade

    ResponderEliminar