sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Frederico

Hoje trago um livro para mais crescidos (a partir dos 3 anos) e 4 para mais pequeninos (a partir de 1 ano). O autor é o mesmo: Leo Leoni e a editora a Kalandraka.

Frederico é outro dos meus livros preferidos (a lista é grande, confesso) e chegou até mim pela mão da Teresinha. Na Kalandraka diz assim:

"– E tu, porque não trabalhas, Frederico?
– perguntavam os outros.
– Eu estou a trabalhar – dizia Frederico.
– Apanho raios de sol para os dias frios e escuros de inverno.

Uma família de ratos recolhe provisões e todos trabalham, excepto Frederico, que aparentemente não faz nada. Mas ele também aprovisiona: raios de sol, cores, palavras... Quando chega o inverno, comprova-se que o seu labor poético foi imprescindível para os ratos suportarem melhor a crueza da estação. Assim, nesta história, Frederico é aceite tal como é.."


...mais palavras para quê? Basta ler e deliciarem-se com este conto poético!!!

Leo Leoni traz-nos novamente o Frederico em quatro simples livros cartonados. Quatro livros de imagem, sem texto para crianças a partir de 1 ano: os temas simples "O que é?, "Quem é?", "Quando?" e "Onde?" suscitam grande interesse quando as ilustrações revelam tanto em tão pouco.


Os bebés adoram descobrir onde se esconde o Frederico, ou que amigos encontra ele pelo caminho. A nossa imaginação também enriquece bastante estes pequenos livros que já fazem parte da nossa biblioteca. Para mim Leo Leoni ganha tudo quando nos contempla com ilustrações assim:

6 comentários:

  1. Obrigada Marta por este olhar atento, documentado, fascinado pelo mundo dos livros dos mais pequeninos que nos desperta o interesse, a vontade de os folhear, ler, ter...tem acontecido um pouco assim cá por casa, com algumas das recentes partilhas editoriais feitas aqui.
    Andreia e Vítor

    ResponderEliminar
  2. Curioso dizeres que o Frederico te chegou pelas mãos da Teresa, pois cá em casa também foi pelas mãos dela que ele entrou.
    É um dos livros mais lidos. Uma história comovente e boa para ler antes de ir dormir.
    Os livros dos mais pequenos não conheço mas parecem uma delícia (não fossem da Kalandraka).
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Fico contente que as minhas sugestões sejam bem aceites e que tornem as leituras aí por casa ainda mais interessantes. Obrigada por acompanharem e deixarem a vossa opinião!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Confesso que ainda não os espreitei...que vergonha, mas vou fazê-lo quanto antes e depois volto para dizer mais qualquer coisita!!!

    ResponderEliminar
  5. Leo Leoni é um autor extraordinário. Não conheço o Frederico embora já o tivesse tido entre as mãos, assim como os outros títulos para os mais pequeninos. O seu 1º livro contudo é um dos mais queridos livros de sempre e que entre nós é adorado - O pequeno Azul e o Pequeno Amarelo, um livro artístico, para mim. Esta sua 1ª história, contou o autor, tornou-se ainda mais especial aos meus olhos, pois surgiu quase por acaso e já L. Leoni era avô, imagine-se (nunca é tarde…): diante dos seus netos justamente, durante uma viagem de comboio, o então comum dos avôs decidiu entreter as crianças com pedaços de papel de seda, dando origem aos pequenos pontos de cor que tanto gostamos.

    A sua obra conta com mais de 40 títulos, o que é obra, não se duvide.
    Recebeu em 1984 a Medalha de Ouro do Instituto Americano de Artes Gráficas e como artista plástico disse algo que contém uma verdade que reconheço: "De algum modo, nalgum lugar, a arte expressa sempre os sentimentos da infância".

    ResponderEliminar
  6. "De algum modo, nalgum lugar, a arte expressa sempre os sentimentos da infância".

    OBRIGADA SOFIA PELA PATILHA!!! OBRIGADA PELA MARTA POR ESTE MIMO!!! Nâo conhecia estes pequenos livros... o Frederico é famoso por tudo... por ser rato... por ter um nome de uma pessoa que eu adoro... e também pelas ilustrações do mais simples e apelativo possível!!! Não conhecia mas fico feliz por esta "partilhada" em rede!!!

    ResponderEliminar