quinta-feira, 15 de julho de 2010

A Manta

Este livro cativou-me de uma forma que nem imaginam... Cada página que lia, mais vontade tinha de ir a casa da minha avó procurar histórias nos tecidos velhos que ela lá tem. E quanto mais me envolvia, mais me imaginava de manta de retalhos a contar histórias aos meus meninos. Por isso e por muito mais este é um livro a não perder. De certeza que o bichinho de fazerem uma manta vos vai atacar... Eu já tenho grandes planos...


O livro é do Planeta Tangerina, com texto de Isabel Minhós Martins e ilustrações de Yara Kono. Por lá dizem assim: "Nos livros aos quadradinhos, cada quadrado conta um pedaço de uma história. Neste livro, que não é um livro de banda-desenhada nem nada assim parecido, cada quadradinho (de tecido) tem também uma história para contar. Há uma manta de retalhos, uma avó com boa memória e muitos netos de ouvido atento. À noite, ao deitar, não são precisos livros: basta à avó olhar a manta e todas as personagens e enredos que lá moram, para a sessão começar..."

Digam lá que não estão já cheios de vontade de o folhear?


5 comentários:

  1. O "bichinho" também já atacou por cá. Planos não faltam; agora falta é tempo para concretizar ;)

    ResponderEliminar
  2. Cá por casa uma alma caridosa emprestou-nos o livro para o lermos (vergonha) ainda não o lemos.
    Mas vamos ler.
    Mas já o comprámos para oferecer pois de o ter folheado, mesmo sem ler, ficámos rendidos.
    Obrigada pelas boas sugestões.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Em certas regiões da América, existe a costume de ofertar às noivas, uma manta de retalhos (uma quilt como a da imagem) costurada pelas familiares, e amigas proximas da familia. Cada pedaço dessa manta representa uma história/conselho que as costureiras querem passar à noiva em inicio de vida. Acho a ideia absolutamente genial, e tenho, há muitos anos, a vontade/pretensão/ambição de desenvolver um projecto desta natureza. Vontade essa que, obviamente, cresceu com a chegada das lambisgóias. Infelizmente os quilts não são tão fáceis de se fazer como parecem e preciso de muitos cursos e workshops para lá chegar.
    Não sei se foi tendo esta tradição em mente que a autora desenvolveu o livro, mas vou de certeza à procura dele para devorar com prazer mais um contributo para o "sonho adiado".

    ResponderEliminar
  4. Eu gostava muito de fazer este ano lá pela nossa sala um projecto parecido. cada família faria um pedaço da manta e quando fosse hora de contar histórias falaríamos sobre o que esse pedaço significava para essa família. Acho que seria muito interessante. Estou desejosa de lançar o desafio! Conto com ajuda das costureiras prendadas para me ajudar nesta missão!

    ResponderEliminar